O excesso de peso corporal é o sexto fator de risco mais importante para doenças crônicas não transmissíveis em todo o mundo . A obesidade é definida como o acúmulo de gordura corporal, resultando em excesso de peso. A maneira mais frequentemente utilizada para quantificar a obesidade é por meio do índice de massa corporal (IMC). Indivíduos com IMC acima de 25 kg/m² são classificados como portadores de sobrepeso e com IMC maior ou igual a 30 kg/m² são considerados obesos (2).

Todos os dias você vai ver uma infinidade de produtos prometendo emagrecimento milagroso, sem qualquer esforço da sua parte. Mas tal é a paranoia de ser obeso, que milhares de pessoas acabam acreditando em remédios milagrosos. Na realidade a melhor forma de perder peso é fazendo exercícios e se alimentando corretamente. No entanto, existem certos alimentos e ervas e medicamentos fitoterápicos para emagrecer que podem ajudar a tornar seus esforços mais eficazes.

Linhaça- a linhaça vai ajudar você se sentir satisfeito e, portanto, inibe a vontade de comer mais. Ela também é uma rica fonte de ômega-3 os ácidos gordos que é bom para o seu coração.

Chitosan (Quitosana) – ele ajuda a eliminar a gordura das refeições. A substância derivada dos crustáceos que funciona como um “ímã”, eliminando-as antes que sejam absorvidas pelo intestino.

– Chá verde – O chá verde ganhou imensa popularidade como ferramenta para facilitar a perda de peso por causa de sua alta capacidade antioxidante. Ela estimula o metabolismo, queima a gordura. Além disso, ele não deve ser tomado com  leite ou açúcar, o que reduz a ingestão de calorias.

Garcinia Cambogia- tem em sua composição ácido hidrocítrico que ajuda a controlar o apetite, através da síntese de glicose e da estimulação na produção de serotonina.

Canela – Ela ajuda a ativar receptores de insulina e sistemas de enzimas envolvidas no metabolismo de hidratos de carbono. Isso ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, aumentar o metabolismo e reduzir o colesterol ruim do corpo.

Cavalinha- rica em minerais como cálcio, ferro e sódio, esta planta possui a capacidade de repor outros minérios perdidos além de reforçar as paredes internas das veias, evitando o acúmulo de gordura.

Capsicum – Coisas quentes geralmente ajudam você a perder peso . A piperina atua como digestivo, enquanto que também ajuda a prevenir a formação de gordura.

Fucus Vesiculosus – este fitoterápico a base de algas funciona como laxante, o que ajuda no tratamento contra a obesidade ou hipotireoidismo.

Centella Asiática – ajuda na circulação sanguínea e também é um excelente diurético natural.

Gengibre – Outra erva que pode ajudar por causa de suas propriedades digestivas é o gengibre, que é termogênico. Significa que ele ajuda a aumentar a temperatura do corpo, o que ajuda a diluir a gordura e na perda de peso. Estudos também comprovam que ele tem um efeito saciante, o que significa que você tende a comer menos e isso ajuda ainda mais a emagrecer.

- Spirulina – fitoterápico repleto clorofila A, pigmentos azuis, Vitamina B12 e carotenoides (substâncias que fortalecem o sistema nervoso), combatem anemias típicas de uma dieta à base de vegetais e agem como desintoxicantes e controladores de apetite.

Azeite de oliva – Um dos melhores óleos que você pode acrescentar a sua dieta é o azeite de oliva. Ele é rico em gorduras monoinsaturadas que ajudam na redução do colesterol LDL e melhorar o HDL em seu corpo. O consumo diário recomendado é de 1-2 colheres de sopa.

Cascara Sagrada – laxante e digestivo natural. Auxilia nos tratamentos de obesidade, diabetes e prisão de ventre.