Artrites e artroses constituem um problema de saúde que as pessoas atribuem ao envelhecimento. .

Embora predominem nas pessoas acima dos 60/70 anos, crianças, jovens e adultos não estão livres delas. A artrite reumatóide, por exemplo, acomete pessoas de qualquer idade, atletas podem ter artrose e a febre reumática se manifesta especialmente em crianças depois de uma infecção de garganta.

As causas dessas doenças ainda são pouco conhecidas, mas estão sendo melhor estudadas por meio da biologia molecular. Por outro lado, já houve avanços significativos no campo do tratamento. Quanto mais cedo ele começar, melhores serão os resultados, uma vez que será maior a chance de retardar a evolução da doença e evitar sequelas indesejáveis.

Artrite e artrose são doenças distintas, com causas e tratamento diferentes, porém com sintomas que podem ser muito semelhantes, o que costuma causar alguma confusão, fazendo com que as duas condições, que realmente são parecidas, sejam erradamente tratadas como uma patologia única.

ARTRITE: é a inflamação das articulações que causam dor, vermelhidão, inchaço e dificuldade de movimentar a articulação

ARTROSE:  também chamada de osteoartrite, osteoartrose ou artrite degenerativa, é uma artrite que ocorre por degeneração das cartilagens das articulações. A cartilagem é um tecido que serve como “almofada” ou “amortecedor” entre dois ossos.

A degeneração da cartilagem na artrose ocorre geralmente pelo envelhecimento da mesma. Podemos dizer que ela vai “gastando” ao longo dos anos, até o momento que os ossos passam a entrar em contato direto um com outro, fazendo com que o atrito dos movimentos também leve a lesão destes. Este processo de destruição da cartilagem, e posteriormente dos ossos, causa incapacitação da articulação afetada uma vez que qualquer movimento torna-se muito doloroso.

TRATAMENTO

Condroitina e glucosamina para controlar a inflamação articular

A glucosamina e condroitina são componentes básicos da cartilagem e do líquido sinovial e por isso, devemos ter a certeza que os possuímos nas quantidades necessárias para assegurar a qualidade articular que precisamos.
Ambos são componentes que existem naturalmente na zona articular mas que podem a certo momento estar em quantidades muito baixas por desgaste articular.

Normalmente, a suplementação com estes componentes é feita em conjunto já que as articulações precisam de ambos. A glucosamina existe em diversas formas, mas é o sulfato de glucosamina que apresenta melhores resultados, assim como o sulfato de condroitina.

glucosamina e condroitina fazem parte da estrutura de tendões, ligamentos, cartilagens e no fluído que as rodeia. Em casos de osteoartrite ou outras situações de inflamação articular, a cartilagem fica mais fina, causando mais tensão, rigidez e dor.
suplementação reforça a cartilagem e líquido sinovial e previne a suadegradação. Existe uma estimulação do metabolismo da cartilagem e a sua estrutura consegue ser regenerada, permitindo uma maior funcionalidade.

O sulfato também é necessário para a produção de cartilagem e por isso é mais eficaz a suplementação com sulfato de glucosamina e não com outras formas.

A suplementação com glucosamina já foi comparada com o efeito de anti-inflamatórios não esteróides, sendo mais benéfica e noutros casos viabilizando baixar a dose de medicação anti-inflamatória para alívio da dor.  A glucosamina e condroitina atuam assim como anti-inflamatórios.

Não são conhecidos efeitos secundários de relevo para além de náuseas e mal-estar digestivo em alguns casos. Alertamos para o facto de  que a glucosamina por vezes provém da carapaça de mariscos e pode representar risco para quem possui alergia a mariscos.
Em caso de toma de anticoagulantes, não deve ser feita suplementação com glucosamina nem condroitina.

Que dosagens?

Normalmente os suplementos possuem os 2 componentes mas fica uma sugestão:

Sulfato de glucosamina:

– Para osteoartrite: 1500mg uma vez por dia ou 500mg 3 vezes por dia;
– Para articulações específicas como a temporo-mandibular:  500mg 3 vezes por dia.

Sulfato de condroitina:
– Para osteoartite: 200 a 400 mg 2 a 3 vezes por dia ou uma única dose de 1000 a 1200 mg.

Existem cremes que possuem também glucosamina e condroitina. 50mg/g de condroitina e 30 mg/g de glucosamina é uma boa composição.

ENTENDA O QUE É UC-II®

O UC-II® é um nutracêutico inovador que tem a função de diminuir o desgaste nas articulações. O ativo age juntamente com o sistema imunológico para reduzir a dor, o desconforto, a inflamação e assim melhorar a flexibilidade e a mobilidade articular.

CONHEÇA A COMPOSIÇÃO

UC-II® é o único colágeno não desnaturado tipo II, extraído do esterno do frango. É fabricado, por processo patenteado, não enzimático, em baixas temperaturas, com o objetivo de garantir a integridade da proteína.

DOSAGEM DO PRODUTO

A dosagem recomendada de UC-II® é de 40 mg por dia.
UC-II® permite associação com outros ativos.

VANTAGENS DE UC-II®

– Desacelera a destruição articular e diminui a inflamação;
– Aumenta a adesão do paciente ao tratamento pela pequena dosagem;
– Melhora a mobilidade e a flexibilidade das articulações;
– Permite associação com outros ativos;
– 100% natural.

MAIOR ADESÃO AO TRATAMENTO

A possibilidade de associar UC-II® a outros ativos ainda favorece a adesão ao tratamento,
uma vez que é personalizada a formulação de acordo com as necessidades de cada paciente.